Aurora | À Espera

A importância da consulta pré-natal

A gestação é um momento de preparo. Ao longo dos nove meses, pensamos nos detalhes para garantir que o bebê cresça e se desenvolva de forma saudável no ventre da mãe.

É só receber o teste de gravidez positivo para iniciarmos uma busca por informações sobre a gestação, tipos de parto, enxoval, alimentação adequada, o que é permitido fazer e o que deve ser evitado. Todas estas preocupações estão voltadas para garantir a saúde da mãe e do bebê. Escolhe-se então um bom médico obstetra, que será o guia nos cuidados de saúde durante a gestação. Após a gestação, no entanto, os cuidados de saúde do bebê passam a ser papel do médico pediatra e é durante a gestação que você deve procurar este profissional.

A consulta pediátrica pré-natal deve ser realizada após a 32a​ semana de idade gestacional. Nesta consulta, o Pediatra irá analisar os exames pré-natais da mãe e será uma oportunidade para que se converse sobre como será o momento do parto. Discute-se sobre os seus medos e expectativas. Você e o pai são orientados sobre os cuidados com o bebê logo após o nascimento e sobre como estabelecer a amamentação com sucesso. Suas dúvidas em relação à saúde do bebê podem ser esclarecidas.

Este momento também é muito importante para que você conheça o pediatra que irá cuidar do seu filho desde o primeira minuto de vida. Nesta consulta você tem a oportunidade de perceber se o profissional escolhido se encaixa nas suas expectativas e transmite segurança para você e sua família.

Então, se você está grávida e ainda não fez sua consulta com um Pediatra, programe-se para isso. Escolha um profissional qualificado, preferencialmente um Neonatologista ou Pediatra especialistas pela Sociedade Brasileira de Pediatria e com certificação em reanimação neonatal. Estabeleça um bom canal de comunicação com ele. Quando o bebê estiver em seus braços, muitas dúvidas irão surgir e é importante saber a quem recorrer.

Dra Juliana Etchegoyen
Pediatra e Neonatologista

Agradeço à Dra. Juliana por todas as informações aqui descritas. Agradeço também, toda a equipe médica do Espaço de Saúde Pediátrico (NH), por todo o suporte de conhecimento que, carinhosamente, fornece para o Tio Gu! Gratidão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *