Cecília | 2 Aniversário

5 ᗰᑌᗪᗩᑎçᗩS ᑎO ᑕOᗰᑭOᖇTᗩᗰEᑎTO ᗩOS 2 ᗩᑎOS ᗪE IᗪᗩᗪE:

1- “Ser falante”

Estima-se que as crianças sejam capazes de nomear 300 coisas, quando assopram a velinha de 2 anos! Nessa etapa, o aprendizado linguístico está a todo vapor: elas aprendem entre 10 e 20 palavras novas todos os dias, se expressando mais pela fala do que pelo comportamento.

2- “Próprias vontades”

Nessa fase, o bebê se dá conta de que ele não é um ser ligado diretamente à sua mãe. Ele percebe que tem vontades, mas ainda não apresenta maturidade para refletir sobre as suas escolhas e consequências. A dica é deixar que eles tomem as suas decisões, mas dentro de uma seleção feita pelos pais. Por exemplo: Deixe ele escolher a roupa que quer usar, mas antes faça uma pré-seleção!

3- “Não quero”

“Essa é a fase do não”, onde a criança aprende que pode contrariar a vontade dos cuidadores.
O conselho é ter paciência e entender que esse comportamento é saudável e faz parte do desenvolvimento infantil. No dia a dia, procure não dar margem para essa situação. “Ao invés de perguntar ‘você quer tomar banho?’, diga ‘vamos tomar banho’”. Se o pequeno se opor, não dê mole! “Afirme ‘é hora, sim. Você quer ir sozinho ou de mão dada?”

4- “Bravo e birrento”

Com 2 aninhos a meninada já é mestre na arte de fazer birra. A questão é que, se atingem seus objetivos por esse meio, os pequenos sempre vão usar essa estratégia. 
Há também aqueles que desenvolvem uma postura agressiva para obter o que desejam. Mesmo sendo algo esperado nessa faixa etária, não é aceitável e deve ser coibido. Converse, e se persistir, procure ajuda profissional.

5- “As atitudes terão consequências”

Desde cedo, é importante aprender que para cada ação há uma reação. Aos 2 anos, os bebês já conseguem entender que as suas escolhas e atitudes ruins terão consequências. A orientação é aplicar a medida na hora em que o seu filho se comportar mal e que seja uma perda de privilégio, de algo que ele goste, como brincar.

Fonte: Adaptado de bebe.com.br

Quero agradecer aos papais, Gio e Lucas pelos bons momentos que vivi na companhia deles e da Ceci!!! Parabéns pela família que construíram e pelos grandes pais que vocês são! A Ceci é uma fofa e sempre tão querida com o Tio Gu!!! Desejo muitas bençãos para vocês! Um abração do Tio Gu!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *