CrossFit na Gestação…pode?!

Por Thiago Ferreira da Silva, Coach de Crossfit

Você já deve ter ouvido falar de CrossFit: atividade física de alta intensidade e, muito mais do que isso, é uma filosofia de vida, praticada mundialmente. O CrossFit é um treinamento desenvolvido por Greg Glassman ao longo de várias décadas, nos Estados Unidos, visando maior capacidade de trabalho corporal e melhora na forma física e na saúde dos praticantes.

Variando constantemente movimentos realizados em alta intensidade, todos os exercícios do CrossFit são baseados em movimentos funcionais, que compõem os principais movimentos da vida: todos partindo dos princípios da ginástica, do levantamento de peso olímpico e do atletismo. A intensidade é essencial para os resultados – ao empregar uma abordagem constantemente variada ao treinamento, os movimentos funcionais e a intensidade levam a ganhos em condicionamento físico.

Em geral, o objetivo do CrossFit é desenvolver a pessoa a bater suas próprias metas, evoluindo diariamente, alcançando seus objetivos e se superando sempre – com atenção, acompanhamento especializado, evolução pragmática e cuidados adequados podemos dizer que o CrossFit é para todos. Para todos mesmo, inclusive as grávidas!

Sim, grávidas podem fazer CrossFit. Para cada trimestre da gestação é necessário cuidados e adaptações de exercícios diferentes. Mas antes de mais nada, é importante ressaltar que a atividade é recomendada somente com liberação médica.

Com os cuidados necessários de frequência cardíaca, impacto, carga e intensidades, a prática do CrossFit tende só a melhorar a vida da grávida para uma gestação mais saudável e de maior fortalecimento das musculaturas da região pélvica para o parto. Na CrossFit Mutantes já acompanhamos precisamente 18 grávidas, desde o momento em que descobrem a gravidez até semanas ou dias antes do parto. Por isso, podemos afirmar que sim, é muito possível!

Nossa aluna Bina Carvalho é praticante de CrossFit desde 2014 e a partir do momento que descobriu a gravidez, em fevereiro de 2018, começamos a adaptar os exercícios da prática. Com 30 semanas de gestação, ela treinava três vezes por semana, controlando os seus batimentos cardíacos, sempre acompanhada de um dos Coachs da Mutantes. E la realizava movimentos adaptados e adequados, mantendo-se bem durante todo este período.

“CrossFit é um vício! Por cada dia ser um dia diferente, pela motivação e desafios diários, por conseguirmos perceber nitidamente nossa evolução e mais: pelo estilo de vida saudável e ativo que ele acaba provendo para cada um que pratica, super recomendo! Quando fiquei sabendo que estava grávida, procurei minha médica e o Coach. Ambos me autorizaram a continuar praticando e isso tem me ajudado muito! Chego cansada e saio pronta para um dia inteiro!” Bina Carvalho. 

A CrossFit Mutantes é o 1º Box Oficial de CrossFit de Novo Hamburgo (RS). Nela, a programação varia constantemente, onde raramente se faz o mesmo treino duas vezes em um determinado ano. A cada dia tem um treino diferente, e o mesmo é adaptável para atender o nível de condicionamento físico de cada um, seja ele qual for. Conheça o CrossFit na Mutantes. Seja crossfiter também, assim como a Martina foi na barriga da mamãe Bina.

CrossFit Mutantes | Rua General Osório, 670 (entrada pela rua Porto Alegre), em Novo Hamburgo/RS. contato@cfmutantes.com.br | 51 3097.5651 | 51 99424.0534-

Aqui vai o meu agradecimento especial para o Thiago, proprietário da Mutantes, que se disponibilizou em escrever esse texto na maior boa vontade. E para a mamãe Bina, que permitiu que eu a fotografasse durante o seu treino, enquanto ela estava gestando a Princesa Martina. Muito obrigado, amigos!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *