Pilates na Gestação…é indicado?!

O método Pilates é um sistema de treinamento corporal muito completo, que trabalha o corpo como um todo, desde a musculatura mais profunda até a mais periférica, intervindo tanto na mente como no corpo e respiração.  

O fundador do método foi Joseph Hubertus Pilates, nascido em 1880, na Alemanha. Joseph Pilates foi uma criança frágil, raquítica, sofria de febre reumática e asma. Devido a todos os seus problemas de saúde, ele decidiu procurar formas de melhorar a sua condição física e de saúde. Dedicou-se aos estudos sobre o tema e, com isso, obteve embasamento para construir um corpo forte e saudável. Tornou-se especialista em várias modalidades esportivas até que, devido a primeira guerra mundial, tornou-se prisioneiro na Inglaterra. Mesmo nessa situação, ele não deixou de criar métodos que pudessem auxiliar na tonificação e fortalecimento dos seus próprios músculos e dos colegas de confinamento, principalmente depois que tornou-se enfermeiro no Campo de Concentração. Após o término da guerra, Joseph pode difundir cada vez mais o seu inteligente método que foi aprimorado e conhecido pelo mundo inteiro.

Este método é válido tanto para aqueles que iniciam na atividade física como para aqueles que buscam o aperfeiçoamento do movimento, como esportistas de alto nível, por exemplo. 

Muitas mamães possuem receio e dúvidas em relação à prática durante a gestação. No entanto, não há o que temer, pois ao praticar Pilates durante a gravidez a mulher trabalhará partes do seu corpo como um todo, sem impacto e com toda a segurança e acompanhamento que o profissional da área oferecerá. Lembrando que, não somente as musculaturas que envolvem o parto terão atenção, já que o plano de treinamento será baseado nas demandas posturais e nos objetivos e necessidades de cada gestante.

O Pilates é muito indicado para gestantes, pois a prática dos exercícios auxilia no relaxamento e melhora de possíveis dores que possam incomodar a mulher nesse período. Esses desconfortos são provocados, principalmente, pelo aumento fisiológico da curvatura lombar, parte do corpo que deve receber atenção especial nesse período, sendo bastante trabalhada e fortalecida durante a prática contínua.

Ao praticar Pilates a gestante reduzirá as dores gerais de todo o corpo, passará a ganhar resistência física, garantindo maior agilidade e força muscular, preparando o corpo da melhor forma possível para o momento do parto.

Lembrando que, praticar atividade física durante a gestação trará saúde, equilíbrio e conforto às futuras mamães. Procure um profissional da área que você confie e colha os resultados dessa prática tão importante e completa!

Este artigo foi escrito em parceria com o Estúdio de Pilates Aiye Pilates. Muito obrigado por todo apoio e atenção, Luciana!
Também quero agradecer a mamãe Cristina, que me permitiu fotografar o seu treino supervisionado pela Lu, no Aiye Pilates…muito obrigado, Cris!

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