Rafaela | À Espera

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1- Pré-natal de qualidade
O pré-natal é importantíssimo para a saúde do bebê e para a segurança e tranquilidade da mãe. É essencial manter uma relação de confiança com o médico escolhido.

2- Qualidade na alimentação
O importante é investir em uma dieta baseada na qualidade e no equilíbrio nutricional, originados pela ingestão de legumes, verduras, frutas, carboidratos de boa qualidade, proteínas e leite (se possível).

3- Preste atenção ao que ingere
Alguns tipo de queijos (brie, feta, gorgonzola, minas…) não são indicados, pois podem conter micro-organismos nocivos para a vida do bebê. Não ingira carnes, peixes e ovos crus, além de alimentos não pasteurizados, pelo risco da toxoplasmose e salmonelose. Os vegetais e as frutas devem ser muito bem higienizados com produtos específicos para esse fim.

4- Suplemento de ácido fólico
É muito importante a suplementação de ácido fólico antes de engravidar e durante o três primeiros meses de gestação, pois previne problemas congênitos no feto ligados ao defeito do tubo neural.

5- Pratique exercício na gravidez
Os exercícios lhe ajudarão a ter mais força e energia para carregar o peso da barriga e lhe garantirão maior sensação de bem estar.

6- Exercite os músculos da região da vagina
Essa prática irá fortalecer os músculos do assoalho pélvico, ajudando a evitar a incontinência urinária causada pelo peso do bebê em cima da bexiga. Faça dez contrações lentas e dez rápidas nos músculos do assoalho pélvico, várias vezes por dia.

7- Não tome nenhum medicamento sem falar com o seu médico e não esqueça de informá-lo sobre todos os medicamentos que você costuma tomar.

8- Reduza o seu consumo de cafeína ao máximo possível, pois o excesso da mesma pode contribuir para o baixo peso do bebê e causar prematuridade.

9- Não fume e não beba bebidas alcólicas durante a gestação, conforme a OMS orienta.

10- Descanse e pratique técnicas de relaxamento (massagem, ioga).

Fonte: BabyCenter

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